Seis Personagens à Procura de Autor

Por Alex Ribeiro

A peça Seis Personagens à Procura de Autor foi escrita por Luigi Pirandello, que além de escrever para teatro, também escrevia romances e outros gêneros literários, chegando a ganhar o Nobel de Literatura. A peça foi encenada no Brasil pela primeira vez contando com grandes nomes do teatro brasileiro, como Cacilda Becker e Paulo Autran.

A peça se passa num dia de ensaio incomum de uma companhia de teatro. O diretor é interrompido no início do seu trabalho pela chegada de seis pessoas misteriosas que estão à procura de um autor para poder escrever o Drama.

Os seis personagens fazem parte de uma família, pai, mãe, filho, enteada, um rapazinho e a menina, e todos tiveram uma vida tumultuada, cheia de idas e vindas. E após muitos anos separados, encontram-se de maneira trágica e dolorosa.

O Diretor resolve então tentar levar ao palco o drama daquela família. Mas logo se vê num desentendimento insistente com os seis personagens, pois eles querem ver representada a realidade de suas dores. Consideram que o jogo de atuação proposto pelo Diretor não consegue chegar àquilo que eles consideram ser a própria realidade. Este jogo, segundo os personagens, se limita a ser apenas uma ilusão desta realidade.

É uma belíssima peça, que envolve o leitor/espectador nas dores das personagens e na inquietação do diretor em transformar tais dores em um produto artístico que possa ser representado no palco. Pirandello desvenda um pouco do fazer teatral, dando pitadas de como nascem os personagens e como é, em parte, o processo de criação de um espetáculo. E faz isso magistralmente!

Clique aqui para conhecer os textos teatrais de Antônio Roberto Gerin, dramaturgo da Cia de Teatro Assisto Porque Gosto.

Autor: Alex Ribeiro

Ator da Cia de Teatro Assisto Porque Gosto, psicólogo, poeta.

Deixe um comentário